domingo, 7 de dezembro de 2008

Consumo foi reduzido. Mas ainda não é o ideal!


O mês de novembro/08 terminou, registrando-se uma redução do consumo de água do Ed. Houston. As ações dos condôminos no uso racional e as informações dissiminadas pelo Condomínio provavelmente levaram a este resultado que, se por um lado é significativo e importante, por outro mostra que ainda temos muito a fazer nesta área.
Afinal os consumos ainda permanecem muito acima do que seria uma média racional, observados os indicadores da ONU, por exemplo.
O consumo per capita de 266 litros por habitante dia é excessivo. A média considerada razoável está entre 150 e 200 litros para cada habitante, por dia.
Dividindo-se o volume de água consumido pelo número de apartamentos, chega-se a 26 m3 por unidade habitacional, o que é muito, se considerarmos a pequenês de nossas áreas de jardim, por exemplo.
Assim, muito ainda teremos de cuidar para ajustar nosso consumo até a faixa do razoável.
Finalmente, verificamos a correção da política de controle do consumo diário e utilização racional da água da CASAL e de caminhão pipa. O valor por metro cúbico dos dois fornecedores praticamente se igualou.  Este é o custo mínimo que temos para o nosso consumo. 
Uma redução do consumo geral também atuará sobre o seu custo respectivo, não só pela redução da conta total mas também pela redução do valor unitário do metro cúbico.
Assim, continuemos a luta pelo Consumo racional!!